Sabemos que a pecuária é um setor em constante crescimento. Ano passado, nosso país contou com um rebanho de 200 milhões de animais e exportações da ordem de US$ 8,5 bilhões. A pecuária bovina atingiu números expressivos e muito se especula para 2022.
Trabalhar nessa área, porém, vai muito além do manejo animal. O produtor precisa estar atento a inúmeros fatores como: questões climáticas, tendências de mercado, greves, doenças, manutenção de equipamentos, treinamento de colaboradores entre outros. Sem o devido preparo, o empreendimento não irá para frente.
A HaramaQ separou algumas dicas de sucesso:
1. Conheça e domine cada detalhe da sua propriedade. Trace os riscos e estude possíveis soluções.
2. Mantenha os relatórios atualizados: tamanho do rebanho, ativos, infraestrutura, equipamentos e capital humano.
3. Recorra a uma consultoria bem preparada.
4. Atenção à alimentação e hidratação dos animais é primordial. A água contaminada pode ocasionar doenças severas e, consequentemente, perdas precoces e desnecessárias.
5. Invista em tecnologia de forma estratégica. Adquira aqueles maquinários adequados para a sua propriedade e seus objetivos, para que eles tragam resultados efetivos.
Diversos especialistas já apontaram que a pecuária é um investimento de baixo risco e com retorno a longo prazo. Assim, é preciso que o produtor tenha bom olhar administrativo e estratégico, assim como paciência.
Leia outras postagens aqui.